Trap para iniciantes - A porta de entrada para o tiro ao prato
- nfzvinteecinco
- 20 de dez. de 2023
- 5 min de leitura
Atualizado: 28 de out. de 2024

O Tiro ao prato pode ser visto como um esporte bem difícil para quem acabou de conhecer. Se posicionar no posto sem conhecer nada acaba trazendo um certo receio de ser julgado por quem está olhando, sem contar a adrenalina que toma conta minutos antes de pedir o prato.
Mas quando você entende os conceitos básicos, fica muito mais simples e divertido. Nesse post, vamos abordar um pouco das regras, técnicas e algumas dicas.
Acreditamos que não existe um "jeito" certo de atirar, claro que respeitando os fundamentos básicos de tiro e da segurança e sabendo das regras do esporte. Mas quanto às técnicas, cada atirador vai testar e julgar qual o deixa mais confortável.
O que é o trap?
Uma das modalidades mais desafiadoras do tiro esportivo, que combina precisão, tempo e foco.
É uma das modalidades não olímpicas do tiro ao prato.
Os atiradores se posicionam na pedana (constituida por 5 postos) atrás de uma "casinha" chamada de trap house, onde há uma máquina lançadora de pratos.
Cada atirador dispara 5 vezes em cada posto, sendo intercalado 1 tiro por atirador, até todos completarem os 5 disparos. Depois disso, mudam de posto até completarem 25 tiros. A grande dificuldade é que cada posto tem uma angulação diferente da trap house e o atirador não sabe para qual direção sairá o prato, podendo ser esquerda, direita ou centro.
Os pratos só são lançados após o atirador com a espingarda já empunhada, dar o comando, podendo ser qualquer barulho com a boca.
Existem 3 disciplinas: - Singles (É lançado um prato por vez a aproximadamente 16 metros do posto) - Doubles (São lançados dois pratos por vez a aproximadamente 16 metros do posto) - Handicap (A mesma coisa que os singles, porém os atiradores se afastam da trap house de acordo com suas pontuações, quanto melhor sua potntuação, mais longe você fica, chegando no máximo a 27 metros aproximadamente).
Definitivamente o trap é um esporte social, apesar de poder atirar com menos de 5 pessoas, a grande maroria das vezes se atira com a pedana cheia, fora as grandes amizades que são feitas no clube entre uma sessão e outra.
Equipamentos básicos para tiro ao prato:
Espingardas:
- Calibre 12
- Canos sobrepostos, monocanos, semi-automáticas ou pump.
Boa parte dos clubes possuem espingardas para locação.
Qual a melhor espingarda para iniciantes?
Antes de adiquirir uma espingarda, você precisa se fazer algumas perguntas:
Qual modalidade vou praticar?
Por mais que inicie no trap, conhecer outras modalidades e considerar que pode praticá-las no futuro é importante.
Se optar por uma espingarda monocano (apenas 1 tiro por vez), não será possível atirar uma modalidade que necessite de 2 disparos seguidos (trap double e fossa olímpica, por exemplo).
Respondendo a essa pergunta, é possível eliminar várias opções.
Quanto tenho disponível para investir?
Considere em qual nível de tiro você quer chegar, se é só um divertimento ou quer realmente se desafiar participando de competições à nivel nacional.
Munição:
- Cartuchos calibre 12
Existem especificações próprias para o esporte.
- Chumbos 7/1/2, 8 ou 9
- 24 a 32g
Seguindo as regulamentações da modalidade, dentro dessas cada atirador escolhe o que for melhor para si.
Proteção e segurança no tio ao prato:
- Óculos - Protetor auricular - Colete
Vamos para a pedana! Agora que você já sabe de quais equipamentos precisa, é importante seguir as regras básicas de segurança (Isso você aprende quanto vai tirar o seu certificado de registro, busque estudar e aprender). SEMPRE se movimente com a espingarda ABERTA E DESMUNICIADA. 1. Com sua espingarda aberta e os equipamentos de proteção, você caminha até a linha de tiro, no posto pré-estabelecido (na maioria das vezes os 5 atiradores entram em um acordo, afinal, todos passarão por cada um dos 5 postos).
2. Se você estiver no posto 1, será o primeiro a disparar. Lembre-se apenas de confirmar se todos estão prontos em seus postos, e em seguida pode pedir um prato para visualização. Depois é só quebrar tudo!!! NO FLYZ ZONE na veia.
3. Você municia, monta a espingarda, pede o prato e atira. Depois espera os outros 4 atiradores dispararem os seus primeiros tiros também, até você iniciar a sequencia novamente, disparando o 2º tiro.
4. A mudança de postos sempre acontece para sua direita, exceto quando está no posto 5, que precisará retornar para o posto 1.
Dicas para iniciantes no tiro ao prato
Para entrar nos mínimos detalhes, é necessário vários outros posts, mas aqui estão alumas dicas relevantes. 1. Para onde apontar a espingarda e para onde olhar: Diferente do tiro de precisão, você não vai focar sua visão na massa de mira e sim em um ponto a frente da trap house, geralmente acima de onde está direcionado o cano. Para onde direcionar o cano é uma questão que envolve muitas variáveis também, há quem coloque na traphouse, há quem desloque um pouco acima dela e há quem coloque muito acima. A grande sacada é: Depende do seu tiro. Faça testes e veja como você chega mais fácil no prato. Lembre-se de que otimizando o movimento, as chances de erro são menores. O ponto onde apontar o cano pode variar também em cada posto. Faça testes e ajustes, ouça os atiradores mais experientes e veja o que se adequa ao seu estilo de tiro.
2. Posicionamento dos pés:

Também é algo que gera muita discussão. O posicionamento varia de acordo com cada posto e muitos ZEROS que levamos por ficar atrás do prato são por posicionamento errado dos pés. Para deixar mais fácil, sempre imagine o prato mais angulado no posto que está e trace uma linha perpendicular ao seus pés e a esse prato, se sentir que a chegada no prato foi dificil, vaá ajustando alguns centimentros. Ah, e não fique mexendo os pés a toda hora. Se for fazer ajustes, faça o ajuste consciente. Na imagem acima, é possível ter uma idéia de como seguir com o posicionamento. Mas é importante que você fique em uma posição confortável e mais natural possível para quebrar os pratinhos.
3. Tempo:
Procure manter cadência dos tiros. Não acelere e não diminua. Mantenha um ponto de impacto mais padronizado possível, pois isso influencia muito no lead (onde posiciona o cano no momento que acontece o diparo), principalmente nos mais angulados, em que geralmente se atira na extremidade.
TEAM, é isso o que temos por aqui. Sem dúvidas há muitos pontos para se abordar, mas para quem está conhecendo nosso esporte, essas informações trarão mais confiança na próxima sessão.
A nossa idéia é compartilhar a paixão pelo nosso esporte, de geração em geração.
Bons tiros!
#NFZTEAM
Comments