top of page
Buscar

Mirar ou apontar? Dicas para tiro ao prato

Atualizado: 8 de out. de 2024


Foco no prato para tiro ao prato




Quando você está atirando alvos em movimentos com uma cartucheira, como no caso do tiro ao prato ou hélice, MIRAR vai fazer te fazer errar vários tiros. Nós não queremos mirar, nós queremos apontar a espingarda. Entender a diferença em mirar e apontar é uma das variáveis mais importantes no tiro ao vôo. FOCO NO PRATO! Atirar sem mirar? Como assim?

Muitas pessoas vão para o tiro ao vôo pensando em MIRAR no alvo, assim como se faz com uma espingarda de pressão por exemplo (quem nunca atirou de chumbinho?), olhando para a mira e não para o alvo. Temos a impressão de que o atirar envolve mirar em algo, e isso acaba confundindo muita gente. Inclusive quem já tem essa noção, ás vezes nossa visão acaba nos confundindo (precisamos de TREINO). Se você está atirando em um alvo em movimento e olha para a mira, significa que não está focando no alvo, e como você vai acertar o alvo que está em movimento, se não está olhando pra ele? Qual a diferença entre mirar em apontar? Sem complicar muito... A diferença está onde está o seu foco. O que fica embassado? O alvo ou a mira? Se for a mira, você está apontando, se for o alvo, você está mirando. Simples como quebrar um prato, né? Na prática: 1. Olhe para um objeto a aproximadamente 3 metros de você.

2. Agora aponte seu dedo indicador, sem perder o foco no objeto. Perceba que você não vai precisar olhar para o seu dedo para encontrar o objetivo, suas mãos serão direcionadas exatamente para onde está olhando. O TIRO VAI PARA ONDE SEU FOCO ESTÁ. O tiro ao vôo é um esporte de coordenação entre visão e mãos. Pense em outros esporte que precisam dessa sinergia entre mãos e olhos... Vamos falar do Tênis. Se você está na quadra, pronto para receber o saque do adversário, onde o foco precisa estar? Na bolinha! Nossa mão vai se encarregar de colocar a raquete no lugar correto se nossos olhos estiverem acompanhando a bola com precisão! O Tiro ao vôo é a mesma coisa. Se nossa espingarda estiver bem posicionada no ombro e nossa cabeça e olhos alinhados... Esqueça a massa de mira, FOCA NO PRATO. Nossa visão periférica é pouco rica em detalhes, portanto, se miramos nosso foco está totalmente na mira ou na varilha da espingarda, perdendo a precisão da tragetória do alvo. Se há uma frase para resumir esse texto: O SEU TIRO VAI PARA ONDE VOCÊ ESTÁ OLHANDO. Dicas para o tiro ao prato: Se você está demorando para apertar o gatilho, pode ser que subconscientemente está tentando caprichar (mirar no alvo). Faça um treino focado em FOCAR no alvo, e não se preocupe com a pontuação. TEAM, isso é o que queríamos passar para vocês. Existe ciência por trás disso. A parte mais difícil começa agora, praticar e mudar os velhos hábitos que estão fazendo com que erre alguns tiros.


Bons tiros! Obrigado por nos acompanhar aqui.


 




 
 
 

コメント


bottom of page