top of page
Buscar

Erre pela frente! Dicas de Tiro ao prato


Sabemos que é o LEAD é muito importante para atingir alvos em movimento, isso depende muito da distância, da angulação e da velocidade tanto do alvo quanto do tiro. Em nossa opinião é um dos aspectos mais desafiadores no tiro ao vôo. Pensando nisso, decidimos escrever este post para ajudar quem ainda tem dificuldade nisso. Tudo bem que tirar uma lasca do prato é ponto, mas a emoção de pulverizá-lo é outro nível, né? Para inciantes é um assunto que frustra, mas não precisa ser assim. Aqui vamos trazer algumas abordagens diferentes que você pode aplicar para melhorar a precisão dos seus tiros. Lembrando que é a nossa opinião, e que foram baseados no nosso constante aprendizado com os mais experientes.


Antes de tudo, o que é o LEAD. É a distância na frente do alvo que o cano estará no exato momento em que puxa o gatilho para garantir o PÓ!

Imagine que está atirando em um alvo em movimento e coloca o cano exatamente onde ele está, o alvo não vai parar e o tiro apesar de ser rápido, não chega exatamente no momento em que você visualiza e puxa o gatilho, essa diferença se torna ainda mais crítica se o alvo estiver mais longe e com mais angulação! Até aqui tudo bem... Mas onde está o grande desafio? No QUANTO de lead colocar.

O MITO DA MEDIÇÃO EXATA

Muitos atiradores querem uma distância exata, como 1 metro, 30 centímetros... Portanto, o tiro com espingarda não funciona assim, não estamos falando de SNIPERS. Você pode entender mais sobre isso no artigo: MIRAR OU APONTAR. Então o conceito do LEAD é muito subjetivo e inclui muitas variáveis, como mostramos no início, velocidade, angulação, distância, velocidade do tiro... E além disso, a percepção de distância e modo de tiro é pessoal, então mesmo se existisse um número exato, seria difícil executá-lo, e MAIS GRAVE ainda! Se tivéssemos um número exato, tentaríamos medir, tirando os olhos do alvo e perdendo tempo do tiro certo! Uma excelente estratégia para errar. RECAPITULANDO: O principal desafio de determinar uma distância exata é que a percepção visual de cada atirador é diferente. Em vez de gastar horas fazendo cálculos e desenhando (nada contra quem faz isso, cada atirador usa as estratégias que mais se encaixam para ele), concentre-se em em dominar o lead na prática e busque entender a sua percepção visual quando moer o alvo. Gravar essa imagem fará com que o LEAD se torne algo natural. Por isso as exaustivas repetições. Estou errando o alvo à esquerda, atire 25, 50 vezes o mesmo alvo até ter a imagem clara gravada. Atiradores de fossa olímpica repetem várias vezes o mesmo prato até acertarem. Trabalham nas fraquezas! Imagine um jogador profissional de Tênis recebendo um saque extremamente forte do seu adversário, ele devolve a bola muito bem e pontua. Se perguntarmos à ele o quanto de força (em números exatos) foi usado para devolver o saque, ele não iria saber dizer, mas iria explicar que isso tem muito mais a ver com a sensação, a percepção da força que veio do saque para que o rebate não fosse para fora da quadra.

Agora imagine que você tem um nível muito abaixo do que seu adversário e vai receber o saque do tenista profissional. Se alguém te der um número exato de força, você dificilmente conseguiria aplicar tal força, pois a sua percepção de força e tempo é diferente de quem te passou o cálculo. Você precisaria apenas ter tempo de quadra, devolvendo inúmeros saques para ter a consciência de que força aplicar. Não esqueça de fazer um bom trabalho com o posicionamento dos pés também antes de ajustar seu LEAD. Quando estava iniciando na modalidade de TRAP, lembro-me que errava muitos pratos angulados e um atirador experiente disse: Erre na frente do prato! Na maioria das vezes acertamos o prato quanto conscientemente estamos buscando errar pela frente. Isso muda o jogo do LEAD pois muitas vezes o receio de errar por colocar o cano "fora" do alvo nos impede de fazer o lead corretamente, levando ao tiro "atrasado", por atrás do prato. Quando falamos de percurso de caça, compak e skeet o conceito de LEAD fica um pouco mais complicado pois o atirador não sai montado com a espingarda. Vale muito buscar a orientação de um bom treinador, aplicar diferentes métodos e julgar o que mais funciona para você. Então vai pra pedana, aprimore suas habilidades com consistência e divirta-se sentindo a emoção de moer os alvos. Na pedana ou na vida, você só vai acertar os alvos que estiver focando! Foque em um objetivo maior, não se distraia com movimentos que estão ao seu lado. Viva com foco no alvo, lá no alto! Bons tiros TEAM, BORA MOER!!!!!



 
 
 

1 Kommentar


Julio Risso
Julio Risso
19. Apr. 2024

Parabéns pelo conteúdo....

Gefällt mir
bottom of page