top of page
Buscar

Chokes - Qual usar? Dicas para o tiro ao prato




Quando surge o assunto "choke" na pedana, não há dúvidas de que o bate papo vai longe, e não é à toa! Existem VÁRIAS OPÇÕES! E mais, cada marca mostra um resultado diferente, sem contar as especificações de cada cartucho em questão, bem como seu modo de atirar e a modalidade escolhida. Claro que existem conceitos básicos que devem ser entendidos e respeitados, mas no final é o atirador que vai decidir com qual choke vai atirar. Hoje vamos falar entrar em alguns detalhes sobre como os chokes funciom e como você pode escolher o melhor para sua pr[oxima sessão de tiro. Vamos lá?

Primeiramente, o que é um CHOKE?

Em tradução livre: estrangular, sufocar, gargantilha...

Um tubo cilíndrico que é rosqueado dentro da boca do cano. Antigmente as espingardas já vinham com o cano dimensionado sem a rosca para acoplagem e tinham alcance efetivo em torno de 20 a 30 metros, e tiros certos acima disso eram considerados sorte... Esses tubos variam em diâmetro afetando o padrão de agrupamento em diferentes distância. As bolinhas de chumbo são muito bem compactadas dentro do cartucho. Com o disparo, o cano da espingarda não vai deixá-los tão bem agrupados. Assim que deixam a espingarda, pelas leis da física as bolinhas começam a se separar por todos os lados, e essa área que ocupam é popularmente falada aqui no Brasil como "rosada". O objetivo do CHOKE é alterar quão rápido e quanto os chumbinhos irão se dispersar à medida que saem do cano. Um choke mais fechado resulta em chumbinhos agrupados por mais tempo, e consequentemente uma distância eficaz adicional maior, e o contrário ocorre com o choke mais aberto, onde os chumbinhos se dispersam mais rápido, abrem a "rosada" e logo, a distância eficaz diminui (sendo necessário um disparo mais rápido). Existem vários tamanhos de choke, mas abaixo trouxemos o básico que sem dúvidas vai te ajudar a escolher:


Chokes do mais fechado para o mais aberto. l; ll; lll; llll; lllll.

Esses são os 5 tamanhos que geralmente acompanham as novas espingardas e podem ser internos ou externos (estes aumentando em alguns centímetros o cano). Na grande maioria das vezes a marcação vem exatamente como está na foto. Ao longo do tempo, a indústria desenvolveu chokes para modalidades específicas, bem como algumas variações dos tamanhos mais antigos. - Cylinder (lllll) - Skeet - Improved Cylinder (llll) - Light Modified - Modified (lll) - Improved Modified (ll) - Light Full - Full (l)

- Extra Full/ Turkey

Abaixo trouxemos uma ilustração de agrupamento de chumbos para você entender a diferença.



Imagine que o disparo foi efetuado com as mesmas especificações de munição e as placas foram colocadas na mesma distância, a diferença foi o choke, à esquerda um choke mais fechado, na qual o agrupamento foi maior, e à direita um choke mais aberto que disperçou mais. Devo dispara contra a placa para testar o choke?


Sim, não só para testar o choke mas para verificar para onde seu tiro está indo, um erro muito comum é tentar ajustar o tiro direto no prato, sem passar pelas placas, sem dúvidas um assunto que podemos abordar em um outro artigo. É importante você saber qual a zona de impacto do seu tiro, em qual distância você quebra o prato. Se atira rápido ou acompanha mais. Assim você ajusta a placa nessa distância aproximada e dispara com os diferentes chokes. Nesse momento, não tenha pressa! Tenha certeza de que os chumbos estão bem distribuídos em torno do centro da placa sem que exista espaços que caibam um prato entre os chumbinhos. Existem algumas recomendações de que para o Trap Americano, onde o atirador quebra o prato ainda em ascenção, que a proporção deva ficar em 70% no quadrantes superiores e 30% nos inferiores, porém mais uma vez, cada atirador tem uma forma de atirar e cada marca se comporta de uma maneira diferente. Portanto, sem generalizar as coisas. Vale lembrar que as premissas básicas precisam ser levadas em consideração, como por exemplo, atirar com o Choke Cylinder no segundo tiro do TRAP DOUBLE não parece ser uma boa idéia visto que o prato estará mais longe do que o normal.

Abaixo adaptamos uma imagem bem conhecida com os dois extremos para ficar ainda mais fácil para você entender.



Imagine que no Trap Americano você esteja quebrando o prato por volta dos 25m e usando o choke cylinder... A "rosada" do seu tiro estará com diâmetro acima de 1m! Imagina quantos pratos cabem no meio dos chumbinhos sem serem atingidos! Talvez seja a hora de testar um choke um pouco mais fechado para aumentar as chances de acerto. Esperamos ter ajudado com essas informações básicas. Agora providencie logo uma placa (a maioria dos clubes tem) e vai atirar nela! DICA: Faça isso periodicamente para ajuste de coronha ou visada.. Nosso corpo muda com o passar dos anos, engordamos e emagrecemos constantemente e isso faz diferença. Se você gostou desse conteúdo, manda para os seus parceiros de pedana e não se esqueça de assinar nossa newsletter pra ser avisado dos novos artigos. Obrigado por nos acompanhar! Um forte abraço e bons tiros! Equipe NFZ.

 
 
 

1 Comment


Julio Risso
Julio Risso
Mar 13, 2024

Tópicos excelentes !!! Julio Risso

Like
bottom of page